As gripes são causadas por um grupo específico de vírus: os da família Influenza, que são o Influenza A e B. Aqui temos um quadro um pouco mais intenso, que muitas vezes vem associado a febre alta e limita a pessoa de realizar suas atividades diárias.
Como previnir
- Lavar bem as mãos
- Usar máscaras, especialmente quando em contato com pessoas doentes e em aglomerações
- Se alimentar bem e beber bastante líquido
- Dormir pelo menos 7 horas por noite – adultos
- Fazer exercícios físicos
Como diagnosticar
Existe um exame chamado teste rápido para Influenza, que identifica a presença dos vírus na secreção nasal. Ele deve ser realizado entre o 2º e 7º dias.
Como tratar
Temos disponível no mercado uma medicação antiviral que é eficaz em reduzir a gravidade nos casos de gripe – infecção pelos vírus da família Influenzae, e deve ser utilizada nos indivíduos que tem maior chance de evoluir com complicações (pneumonia por exemplo). As principais indicações seriam: crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 2 semanas), idosos, portadores de pneumopatias (incluindo asma), nefropatas, doenças hematológicas e imunossuprimidos. A medicação deve ser iniciada em até 48h do início dos sintomas, mas há benefícios se utilizada após esse período em determinados grupos.