• 16 de abril de 2024

Porque ocorre

Devido a exposição a determinados agentes irritativos, que variam de pessoa para pessoa. Através de testes (de sangue ou de pele) conseguimos identificar os agentes que deflagram alergias em cada indivíduo. A partir do contato destes com a mucosa nasal é deflagrado um processo de resposta inflamatória, com liberação de substâncias que levam aos clássicos sintomas de rinite: espirros, coceira no nariz, coriza e obstrução nasal.

Como tratar

Evitando contato com os alérgicos conhecidos
Medidas ambientais: manter os ambientes bem arejados, evitar cortinas, tapetes e decorações que possam acumular poeira, trocar colchão e travesseiros antigos, usar capas anti-ácaro, preferir passar panos úmidos nas superfícies ou aspirador ao invés de varrer ou usar espanador de pó.

Lavagem nasal diariamente – o soro consegue remover os alérgicos que estão em contato com a mucosa e também promovem um melhor funcionamento do nariz.
Utilizar os corticoides nasais conforme orientação médica 
Os antialérgicos podem e devem ser utilizados no início da crise ou antes de se expor ao agente alérgico conhecido.
As vacinas com imunoterapia tem benefícios e respostas duradouras, podendo ser indicadas em casos de mais difícil controle

Existe cirurgia para rinite?

Não. As cirurgias para desvio do septo nasal e redução de cornetos inferiores podem facilitar a lavagem nasal e a chegada dos sprays de corticoide em áreas que antes não eram alcançadas, melhorando os sintomas da rinite, mas por ser uma doença da mucosa, não há cura dos sintomas com cirurgia.

Quem tem rinite tem asma?

Existe uma relação muito forte entre a asma e a rinite alérgica, pois ambas tem um mecanismo de resposta inflamatória parecido. Porém, nem todo paciente com rinite terá asma. Já o contrário, pacientes com asma, tem maior chance de ter rinite associada.
Quando puder me avisa se estou no caminho certo ou se quer que eu mude alguma coisa da abordagem.
Sobre os vídeos, tenho um contato que grava e edita os vídeos. Vocês tem alguém diretamente da forl ou teríamos que contratar por fora? Eu posso gravar alguns vídeos e posso editar algumas cirurgias mais simples também.

Postagem relacionada

Alto Volume e Baixa Pressão: A Eficiência das Lavagens Nasais no Tratamento de Rinites e Rinosinusites

As lavagens nasais de alto volume e baixa pressão são muito eficientes no tratamento das rinites e das rinosinusites. Tem vários estudos recentes demontrando a sua eficiência. Importante realizar a lavagem de forma suave. Pode ser usado também nas crianças. Assista o vídeo para entender bem com funciona

Resfriado Comum

Os resfriados costumam ocorrer mais no inverno e são decorrentes de infecções virais. Em geral, são autolimitados e, apesar de trazerem desconforto, não costumam atrapalhar nas atividades diárias. Os principais sintomas são dor de garganta, obstrução nasal e secreção nasal.
Os vírus mais comuns no nosso meio são: rinovírus e adenovírus.