Em geral, não. A dor é um sintoma muito individual, que varia de paciente para paciente, mas a cirurgia do desvio do septo costuma ser muito bem tolerada, sem necessidade de remédios para dor no pós operatório.
A rinite é uma resposta inflamatória da mucosa nasal em resposta a agentes específicos, como poeira, mofo, pelos de animais e só é desencadeada quando há contato com esses fatores, podendo ser intermitente ou perene. Predominam os sintomas irritativos nasais, como coceira, espirros, secreção clara e nariz entupido. Já a sinusite crônica é uma inflamação dos seios da face que se perpetua muitas vezes independentemente da exposição a agentes deflagradores. Nela há acúmulo de secreção mais espessa e maior dificuldade na drenagem dos seios da face, gerando sintomas como dor na face e dor de cabeça.
Não. A rinite é uma reação inflamatória da mucosa nasal em resposta a agentes específicos. Após as cirurgias nasais o paciente experimenta um período de calmaria dos sintomas alérgicos porque sua mucosa está em fase de `cicatrização`. Este período pode durar até 6 meses a 1 ano. Após, é comum que os sintomas da rinite voltem. Existe uma cirurgia para reduzir a secreção nasal em casos muito específicos, mas nessa situação a cirurgia só ajudaria no sintoma de coriza e não na inflamação em si.
Aquele que você consegue realizar com mais facilidade. O método mais eficiente é a lavagem realizada com dispositivos de alto volume e baixa pressão, como as garrafinhas de lavagem, porém alguns pais tem dificuldade de realizar nas crianças e alguns adultos podem ter incômodo no ouvido durante a lavagem. A lota e a seringa de 20ml (adultos), também podem ser utilizadas com boa eficácia como substitutos nessas situações.
Não necessariamente. Cerca de 80% da população tem algum grau de desvio de septo, porém somente quando há sintomas de obstrução nasal, ou necessidade de uma cirurgia para sinusite, por exemplo, indicamos a correção do desvio